Objetivo
- Reconhecer timbres e suas fontes sonoras;
- Utilizar diferentes objetos sonoros, para acompanhar o ritmo;
- Ouvir, cantar e tocar músicas folclóricas do Brasil e também de diferentes países.
Tópicos Abordados
- Exploração sonora com bexigas. Música: Hokey Cokey (Backing Track.
- Apreciação musical. Instrumento de sopro – Clarinete. Música: Clarinet Polka (with the score).
- Compreender a diferença dos instrumentos de sopro, instrumentos de corda e instrumentos de percussão.
- Parlenda (Folclore Brasileiro). Acompanhar a pulsação das parlendas com objetos sonoros e instrumentos musicais. Criação de uma paródia.
- Exploração e descoberta. Identificar os instrumentos que ouviu. Música: Wilhelm Tell – Overture-Gioachino (Rossini). Interpretada pela Família Lima.
- Levantamento de hipóteses de como marcar o pulso da música: Merrily We Roll Along interpretada pela professora Helem no instrumento violino.
- Brincadeira musical com as contas bancárias emocionais (LEM)
- Percepção rítmica e sonora dos instrumentos percussivos. Música: Clap Clap Sound. Hábito 6 (LEM). Aula
- Criação de uma sequência rítmica para acompanhar a Canção de Domingo (Crianceiras) com percussão corporal, objetos e instrumentos.
- Propriedades do som. Identificar os sons agudos e graves. Registro.
- Montar uma banda com os instrumentos musicais.
Turmas Envolvidas
1ºs ANOS: A, B, C, D e E