Objetivo

  • Reconhecer timbres e suas fontes sonoras;
  • Utilizar diferentes objetos sonoros, para acompanhar o ritmo;
  • Ouvir, cantar e tocar músicas folclóricas do Brasil e também de diferentes países.

Tópicos Abordados

  • Exploração sonora com bexigas. Música: Hokey Cokey (Backing Track.
  • Apreciação musical. Instrumento de sopro – Clarinete. Música: Clarinet Polka (with the score).
  • Compreender a diferença dos instrumentos de sopro, instrumentos de corda e instrumentos de percussão.
  • Parlenda (Folclore Brasileiro). Acompanhar a pulsação das parlendas com objetos sonoros e instrumentos musicais. Criação de uma paródia.
  • Exploração e descoberta. Identificar os instrumentos que ouviu. Música: Wilhelm Tell – Overture-Gioachino (Rossini). Interpretada pela Família Lima.
  • Levantamento de hipóteses de como marcar o pulso da música: Merrily We Roll Along interpretada pela professora Helem no instrumento violino.
  • Brincadeira musical com as contas bancárias emocionais (LEM)
  • Percepção rítmica e sonora dos instrumentos percussivos. Música: Clap Clap Sound. Hábito 6 (LEM). Aula
  • Criação de uma sequência rítmica para acompanhar a Canção de Domingo (Crianceiras) com percussão corporal, objetos e instrumentos.
  • Propriedades do som. Identificar os sons agudos e graves. Registro.
  • Montar uma banda com os instrumentos musicais.

Turmas Envolvidas

1ºs ANOS: A, B, C, D e E

Galeria de Práticas